Como surgiu o Airsoft?

Image result for airsoft player japan

O Airsoft surgiu no Japão na década de 80, quando os  japoneses foram proibidos de possuir armas de fogo. Os equipamentos foram tão procurados no mercado japonês que as companhias decidiram produzir em grande escala.

Image result for ball bullet airsoftNa sequência o Airsoft se tornou popular em outros países como: Hong Kong, Taiwan, Filipinas e Coréia. Por consequência, rapidamente se espalhou para outros países da Europa e América do Norte.

No início as “airsoft guns” eram single shot, conhecidas no mercado brasileiro como “springs”. Após algum tempo foram aplicadas outras tecnologias como o uso de gás e baterias, o que proporcionou o surgimento de equipamentos automáticos e semi-automáticos.

Os equipamentos continuaram evoluindo, principalmente no que diz respeito à precisão, força  e outras inovações como os hop-ups e o uso de CO2.

Atualmente o Airsoft é considerado um desporto onde os praticantes simulam situações de combate, e que preza principalmente pela honra e cumplicidade entre os praticantes. O Airsoft é dividido em categorias e regras que variam conforme a realidade desejada pelos praticantes, podendo-se citar: MILSIM, RA, SAR, PMA dentre outras.

No Brasil, os equipamentos de Airsoft são regulamentados pelo Exército Brasileiro através da Portaria 002 e 051 do COLOG e do Decreto 3665 também referenciado como R105.