Projeto Exército

Encabeçado pela FCDA, o Projeto Exército consiste numa série de ações e parcerias entre o Exército Brasileiro e a comunidade do Airsoft no estado do Ceará.

Tudo se iniciou com a realização de um desejo antigo de vários Operadores e times de participarem do Desfile Cívico Militar de 7 de setembro. Além do dever cívico de cada cidadão, o Airsoft, em muitas modalidades, adota o MILSIM como padrão, portanto nada mais emocionante e orgulhoso do que a nossa participação no Desfile. Após visita à 10a RM, a FCDA protocolou oficialmente esta solicitação e assim conseguiu autorização para que a comunidade de Airsoft pudesse desfilar e ainda possuísse seu próprio destacamento. Esse foi o nascimento do Projeto Exército!!

A participação no Desfile de 7 de Setembro foi espetacular! Conseguimos levar ao Desfile mais de 30 Operadores, todos devidamente uniformizados e portando seus equipamentos. Nosso Pelotão expôs as bandeiras dos times participantes, além de se apresentarem com estilo e competência.

Após a participação no Desfile do 7 de Setembro, a FCDA passou a estreitar os laços de com o Alto Comando da 10a RM, fomentando mais eventos em conjunto, também realizando várias reuniões com a SFPC/10aRM para expor melhor o esporte no nosso Estado e dirimir dúvidas relativas aos equipamentos de Airsoft, locais para a prática, dentre outros aspectos.

Todos esses encontros e reuniões deram ao Exército Brasileiro a certeza e a segurança de que a FCDA e a comunidade de praticantes de Airsoft no estado do Ceará estava preparada para mais!! E assim, veio o convite para participar da Operação Suçuarana!!

A Operação Suçuarana é um exercício de GLO, Garantia de Lei e Ordem, onde o Exército simula uma situação real de tomada de uma cidade por forças opressoras e a retomada da mesma. Nesse período, o local do exercício fica sob controle total do Alto Comando do EB. A FCDA foi convidada a enviar um grupo para integrar a FOROP ( Forças Opressoras ) visto que o Airsoft emprega táticas e estratégias bem diferentes e algumas nunca vivenciadas pelos soldados em treinamento. Nossa participação foi um sucesso!! Conseguimos desempenhar com êxito as missões passadas e como alguns oficiais disseram: “Esse pessoal do Airsoft deu trabalho!!” Voltamos da Operação com o orgulho de poder ter participado de um exercício desse porte, (mais de mil militares envolvidos), e já com o convite certo de participarmos de outros exercícios e treinamentos futuros.

A participação exitosa na Operação Suçuarana foi fundamental para a consolidação do Projeto Exército, que hoje envolve a participação no Desfile do 7 de Setembro, nos exercícios de GLO, acesso às instalações militares para realização de eventos, treinamentos, jogos e muito mais!!

FILIE-SE A FCDA E VENHA PARTICIPAR DESSE PROJETO!!